Pages

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Isenção do passe no RU - Estudantes com Vulnerabilidade Socioeconômica

Caras Colegas Pós-Graduandas e Caros Colegas Pós-Graduandos,

É com grande alegria que comunicamos a todas e todos os estudantes de pós-graduação uma grande conquista, fruto de muita luta e muitas reuniões também.

A partir de junho de 2015 as pós-graduandas e os pós-graduandos com vulnerabilidade socioeconômica terão isenção do passe para almoço e janta no Restaurante Universitário (RU).

A bandeira da Assistência Estudantil destinada também às pós-graduandas e aos pós-graduandos tem sido uma batalha constante da APG (gestão ‪#‎apostaqui‬ 2014-2015). Nesta luta, muitos entraves surgiram, como Recursos Humanos (para análise do cadastro de vulnerabilidade socioeconômica) e Recursos Financeiros (visto que o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, não contempla a Pós-Graduação). Todavia, com muito esforço e persistência, estudos e reuniões com os diversos agentes envolvidos neste processo, conseguimos alcançar essa significativa conquista, que não é uma vitória apenas da gestão (#apostaqui 2014-2015), mas uma vitória de todos os estudantes da pós-graduação.

A partir de junho os estudantes de PG não só poderão fazer seu cadastro online no sistema da PRAE (o que o sistema já permitia), mas também terão seus cadastros avaliados (atividade esta que não vinha sendo realizada).

Assim, os PG que tiverem sua condição de vulnerabilidade socioeconômica confirmada pela assistência social, terão  isenção no RU. Posteriormente, com o cadastro já avaliado, vamos continuar na luta para que os PG's sejam incluídos em toda a política de Assistência Estudantil da UFSC, atuando segundo as especificidades dos pós-graduandos.

Entendemos que este é um pequeno passo na luta por mais direitos aos pós-graduandos, mas um pequeno passo que demonstra que uma APG forte, persistente e engajada faz toda a diferença na conquista desses direitos. Sabemos que ainda temos muitas outras lutas pela frente, os passos estão sendo dados e os esforços estão sendo feitos,  pois temos convicção que os benefícios à comunidade de PG é muito maior que qualquer percalço.

Abraço,
Gestão #apostaqui 2014-2015

Nenhum comentário: