Pages

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Relato do Seminário de Acompanhamento de Programas Conceito 5

Florianópolis, 09 de setembro de 2011.



Estavam presentes ao seminário coordenadores e subcoordenadores dos Programas de Pós-Graduação Conceito CAPES 5 e/ou representantes destes, além dos representantes docentes e discente da Comissão Assessora da PRPG, Prof. José Antonio Bellini da Cunha Neto, Diretor do Departamento de Acompanhamento de Programas da PRPG e a Pró-Reitora de Pós-Graduação Profª Maria Lucia de Barros Camargo.

Todos os programas fizeram uma breve apresentação, mostrando sua área de avaliação e data de início do programa. Apresentou-se o número de alunos matriculados, média de ingresso, número de titulados e dados sobre a produção científica, além de apresentar as dificuldades e metas dos programas.

A discussão focou-se na questão da publicação de impacto (A1, A2, e B1) e dos sistemas de avaliação do Qualis CAPES.

Aspectos como a renovação do quadro docente; critérios de avaliação dos programas, por parte da CAPES; equilíbrio na publicação (professores que publicam muito e professores que publicam pouco); e a necessidade de servidores técnico administrativos, também fizeram parte das discussões.

Para os programas que estréiam o conceito 5, a meta é manter este conceito, ao passo que para a maioria dos programas a meta é atingir o conceito 6.


A este respeito, discutiu-se como os programas que pretendem atingir o conceito 6 estão formando e se posicionando em termos de visibilidade, formação, inserção do egresso e internacionalização.

Atenciosamente,
CLAUDIO LUIZ DE FREITAS
APG/UFSC – Gestão 2011-2012
Representante Discente na Comissão Assessora da PRPG

Nenhum comentário: